Palavra do diretor

Ana Claudia Favano - abril

01-04-2025

Venha ser uma girafa! Conheça os nossos programas educativos baseados no amor! A nossa abordagem educativa: amor, ética e desenvolvimento socioemocional

Na Escola Internacional de Alphaville, toda a nossa equipa – professores e funcionários – faz parte de uma cultura enraizada no cuidado e no desenvolvimento holístico dos nossos alunos. Investimos continuamente em formação especializada para todos, desde a creche até ao ensino médio, garantindo a mais alta qualidade na nossa abordagem educacional.

Todos os nossos alunos participam em experiências cuidadosamente planeadas, concebidas para promover a aquisição de uma linguagem não violenta e o desenvolvimento ético. Isso reflete-se na vida quotidiana na escola, no planeamento do currículo, nas intervenções direcionadas e nas relações interpessoais que cultivamos dentro da nossa escola e comunidade.

As experiências que proporcionamos são estruturadas para apoiar o desenvolvimento de competências socioemocionais e morais – um dos maiores desafios que enfrentamos. O nosso objetivo é fortalecer a cultura e a filosofia da nossa escola, que estão profundamente enraizadas nos princípios de uma educação baseada no amor.

É importante notar que esta abordagem não está ligada a uma liberdade ou permissividade excessivas. Pelo contrário, o nosso modelo educativo exige um planeamento intencional, alcançando um equilíbrio entre firmeza e gentileza. Entre os desafios que abraçamos estão o cultivo de virtudes como empatia, atenção, foco, escuta ativa e, acima de tudo, respeito.

 

Os nossos programas de coexistência e combate ao bullying
O nosso programa de combate ao bullying está totalmente integrado no currículo de todos os níveis escolares: Escola de Girafa, no ensino básico; Vem Ser Girafa, no ensino secundário; e Projeto Vital, no ensino médio. Tópicos como civilidade, ética, moralidade, interações sociais, habilidades para a vida e pontos fortes de caráter – entre outros pilares fundamentais – se unem para fortalecer os recursos internos dos nossos alunos, preparando-os para lidar com os inevitáveis desafios e conflitos que poderão encontrar ao longo da vida.

Através destes programas, os alunos participam em experiências significativas e emocionalmente ricas que exploram as complexidades das relações humanas. Estas experiências constroem um conjunto de ferramentas preventivas, capacitando-os a lidar com o inesperado. O nosso objetivo é prepará-los e apoiá-los para enfrentar estas situações com confiança e resiliência.

Uma das nossas principais estratégias é o uso de uma comunicação compassiva e assertiva, que promove uma sensação de segurança e confiança e apoia o desenvolvimento de um conjunto adequado de competências emocionais.
A autorregulação, a tolerância e o respeito pelos outros – juntamente com muitos outros valores e princípios – são objetivos centrais do Programa de Coexistência Ética, Ciência do Bem-estar e Auto-realização da nossa escola. Os nossos professores são cuidadosamente apresentados, formados e integrados neste contexto, com apoio contínuo e supervisão especializada.

Embora a nossa abordagem dê grande ênfase à educação preventiva, reconhecemos que comportamentos conflituosos repetidos ainda podem ocorrer. Nesses casos, seguimos protocolos e procedimentos claros, apoiados por orientação especializada, para tomar medidas imediatas e cuidadosas a fim de resolver e eliminar tais incidentes.

A nossa abordagem personalizada e artesanal
Os nossos programas são artesanais, com cada detalhe cuidadosamente concebido e planeado para satisfazer as necessidades específicas de um determinado grupo. Grupos diferentes requerem currículos diferentes, todos eles organizados manualmente pela nossa equipa. Cada sala de aula tem as suas necessidades únicas e é tendo isso em mente que planeamos as estratégias que iremos seguir dentro do currículo. Estas estratégias são definidas durante as nossas reuniões semanais de supervisão com os professores tutores.
Para cada grupo, criamos um modelo único. Trabalhamos com muitas abordagens diferentes, pois não existe uma solução única para todos. Não utilizamos livretos padronizados ou materiais pré-fabricados para atender a essas necessidades.

A educação socioemocional pode ser enriquecida por meio de programas estruturados projetados para esse fim, e usamos o Programa Semente como uma ferramenta de apoio para desenvolver cinco áreas fundamentais de crescimento: autogestão, gentileza, abertura a novas experiências, envolvimento com os outros e regulação emocional.
Os materiais para Educação Moral, Ética e Psicologia Positiva são inteiramente desenvolvidos pela nossa equipa escolar, com base em teóricos e especialistas respeitados em comportamento humano, desenvolvimento ético da personalidade, bem-estar e escolhas de vida. Adotamos estratégias e metodologias específicas adaptadas às necessidades únicas das nossas crianças.

A base deste currículo é inspirada na filosofia da Escola Internacional de Alphaville, que, desde a sua fundação, tem se comprometido a formar indivíduos moral e socialmente desenvolvidos por meio de experiências enraizadas nos seus valores morais inegociáveis — com o objetivo de transformar vidas!
Na nossa próxima newsletter, partilharei mais sobre o papel vital que os pais desempenham no sucesso deste programa.

Conto com cada um de vocês para acompanhar as nossas atualizações mensais e continuo à disposição de todos.
Abraços de girafa!

Últimas notícias

1 Setembro 2025

Carlos Maffia Neto

Com imenso orgulho, celebramos o 26.º aniversário da Escola Internacional de Alphaville.

1 Julho 2025

Ana Claudia Favano

Os especialistas em comportamento humano estão cada vez mais preocupados e têm-se dedicado a estudar e pesquisar o uso contínuo e excessivo de telas e videogames.

30 Junho 2025

Carlos Maffia Neto

Concluímos um semestre de conquistas e renovação!