Quando a Escola Internacional de Alphaville foi inaugurada, em 2000, já trazia uma proposta inovadora e desafiadora de educação bilíngue que não negasse a identidade e a cultura brasileira como também não subtraísse a língua portuguesa. Seus fundadores, que já haviam vivido uma longa trajetória na educação e portanto já possuíam excelência na formação de alunos, promoveram uma proposta pedagógica pioneira e transformadora.
Planejada e sonhada por uma família de educadores que mantém a tradição e o DNA por educar há mais de 70 anos, a Escola Internacional de Alphaville tem como gestores pais e filhos apaixonados pelo legado educacional. A professora Maria da Conceição Altenfelder Silva Mesquita e o professor Roberto Chioccarello dedicaram-se ao ensino desde muito jovens e transmitiram esses valores e sua admiração pelo conhecimento com muita naturalidade para os filhos, a professora Ana Cláudia Mesquita Chioccarello Favano e o professor Ricardo Mesquita Chioccarello.
Em 1947, os pais da professora Maria da Conceição, o professor Alberto Mesquita de Camargo e a professora Alzira Altenfelder Mesquita, inauguraram uma escola no bairro da Mooca, em São Paulo, oferecendo curso de admissão ao ginásio, preparando alunos para o ingresso em escolas públicas, mediante um exame classificatório. O curso cresceu e se transformou no colégio São Judas Tadeu. Em 1970, Roberto e Maria da Conceição fundaram a Faculdade São Judas Tadeu que quinze anos mais tarde transformou-se na Universidade São Judas Tadeu.
Em 1995, a família decidiu buscar novas oportunidades e contribuir com a formação em um novo empreendimento educacional, assim nascia a Escola Internacional de Alphaville.
Em meados da década de 90, quando a família começou a planejar o novo empreendimento, identificou uma lacuna no ensino bilíngue no Brasil. As escolas estrangeiras não pareciam adequadas para alunos brasileiros, pois adotavam currículos do país de origem, e subtraiam o ensino da língua portuguesa. Os fundadores logo perceberam que um aluno, estudante em uma escola estrangeira, que ao se formar no ensino médio decidisse estudar no Brasil, ele não apresentaria condições de ser aprovado no vestibular das melhores universidades brasileiras, por falta de competências essenciais no domínio linguístico do português e outros relacionados a própria subtração da cultura brasileira.
Nasce então a projeto da Escola Internacional de Alphaville, que desde 2000 abriu suas portas como uma escola brasileira bilíngue de educação internacional, no padrão das melhores escolas internacionais do mundo, que valoriza a cultura e identidade nacional, que desenvolve competências sociais e morais fundamentais e que acompanha as velozes transformações do século XXI.
Ao longo desses anos, nos tornamos especialistas em proporcionar aos jovens experiências de vida que trazem muitas possibilidades de escolhas e para que estejam preparados quando chegar o momento de partir sozinhos mundo afora. Desenvolvemos as mais diversas e necessárias habilidades de relacionamento e convivência social, assim como atributos essenciais para a vida e outras competências valiosas.
Bem-sucedidos nesse propósito, comemoramos o sucesso de cerca de 400 alunos formados que se destacam nas principais universidades do Brasil e do mundo e no mercado de trabalho. Reconhecemos que alcançamos o devido sucesso em nossa principal missão no mundo da educação e continuamos nessa trajetória inovando a cada ano para atuar como agentes de transformação, contribuindo com o mundo, entregando cidadãos mais éticos, mais humanos e prósperos, autoconfiantes, reconhecidos e preparados para os desafios que a pós modernidade nos apresenta.