Quando chegar à reta final do ciclo de aprendizado da Escola Internacional de Alphaville, seu filho estará pronto para encarar qualquer desafio que a vida lhe trouxer e fazer escolhas conscientes para o futuro.
No Ensino Médio, o aluno já passou por nossa proposta pedagógica socioconstrutivista e única, que alia o rigor acadêmico do ensino bilíngue à uma série de experiências que o levaram ao processo de autoconhecimento e definição de seus valores éticos. Ao fim dessa jornada, ele estará com repertório emocional, social e moral, para realizar suas escolhas profissionais e de vida.
Preparamos nossos alunos para as melhores universidades públicas ou privadas, brasileiras ou internacionais e, além disso, terá capacidade intelectual e desenvoltura para a solução de qualquer problema. A Escola Internacional de Alphaville tem orgulho de ser internacional, orgulho de ser brasileira e orgulho de entregar para o mundo cidadãos com plena capacidade de construir um mundo melhor!
A disciplina de empreendedorismo, que tem início no Teens 9, com a construção de projetos de vida, termina no High School 2 com o desenvolvimento e apresentação de um projeto que potencialmente ofereça benefícios para a sociedade. Mais do que trabalhar o espírito empreendedor e de gestão de empresas nos alunos, a proposta é estimular o autoconhecimento e o debate em equipe por meio dos desafios propostos.
Em 2004, alunos da Escola Internacional criaram o projeto “Janelas para o Futuro”, que hoje atende a aproximadamente 170 crianças de cidades vizinhas (Barueri, Osasco, Jandira, Itapevi, Santana do Parnaíba).
Às sextas-feiras, as crianças atendidas pelo projeto vêm à Escola Internacional de Alphaville para uma intervenção com nossos professores sobre assuntos trabalhados na escola, como ética, cidadania ou até mesmo autoestima. Na sequência, eles têm aulas de inglês com os alunos do Teens 9 e High School que se candidatam para o trabalho voluntário. A aula de inglês é obrigatória e as crianças podem ainda escolher uma segunda disciplina dentre as opções: espanhol, atualidades, programação, teatro, dança e música.
O aprendizado que é proporcionado através dessa atitude de voluntariado, é capaz de promover nos nossos alunos a experiência de que fazer o bem é prazeroso. Este sentimento é único e contagiante, levando-os a práticas decorrentes dessa vivência, em suas vidas posteriores à vida na escola. Esse projeto agrega valores na vida deles que são impulsionadores de muitas outras atitudes e certamente nossos alunos recebem, em retorno, tanto quanto oferecem aos jovens da comunidade.
Ao longo da vida acadêmica na Escola Internacional de Alphaville, o aluno foi estimulado a refletir e compartilhar sua opinião e argumentar com professores e colegas em sala de aula. No Ensino Médio, é o momento de colocar em prática esse aprendizado fora dos muros da escola, por isso, incentivamos a participação dos nossos alunos em simulações da ONU e Fóruns e debates.
Assim como no Teens, o High School tem uma programação de viagens de estudo relacionada ao aprendizado, abordando diversas áreas do conhecimento. O roteiro para o Ensino Médio é variado, abrangendo as regiões de Bonito, cidades históricas de Minas Gerais, Inhotim, Brasília, Chapada dos Veadeiros, entre muitas outras cidades. Sempre relacionadas a um projeto pedagógico multidisciplinar, e acompanhado de perto por toda a equipe, a atividade resulta em um aprendizado muito mais significativo,que promove a constatação prática da aprendizagem de conteúdos ministrados em sala de aula e na ampliação das relações sociais e da interação entre alunos, o que permite a solidificação das relações interpessoais, habilidade tão importante para o século XXI.
Desde 2010, a Escola Internacional de Alphaville organiza intercâmbios para ampliar as experiências internacionais de nossos alunos. Em parceria com a Leysin American School, na Suíça, os alunos participam de Summer Camps, com a possibilidade de escolher entre diversas atividades culturais e esportivas, além de outras tantas que são programadas para interação com as famílias.
Todo ano acontece, também, um intercâmbio à universidade de Oxford, na Inglaterra, onde os alunos experimentam algumas atividades profissionais em áreas como Economia, Medicina, Engenharia e Arquitetura. Eventualmente, dependendo do interesse dos alunos, a escola também organiza visitas às principais universidades norte-americanas.