Os primeiros anos de vida do seu filho são considerados por psicólogos, educadores e cientistas como os principais para o desenvolvimento emocional do adulto que ele se tornará. Essa fase de desenvolvimento refletirá em todos os outros anos de vida dele.
Sabendo dessa responsabilidade, a Educação Infantil da EscolaInternacional de Alphaville, foi cuidadosamente planejada levando em consideração esse comprometimento com uma educação amorosa que acolha as necessidades de cada fase do desenvolvimento infantil.
Um dos principais pilares da nossa proposta única é a educação amorosa e, tendo a afetividade como a expressão fundamental na educação, proporcionamos ambientes acolhedores e trazemos a imaginação como algo sem limites em nossa International Village.
Especialmente projetada como uma cidade infantil, nas medidas das crianças, o espaço enfatiza os momentos lúdicos e a criatividade presente em todos os dias da vida escolar do seu filho. Brincar é a principal forma de comunicação das criançasmuito pequenas, e é necessário que os profissionais que a acompanham estejam conectados e sejam especialistas nas mais diversas idades para compreender as suas necessidades e criar possibilidades de estimulação para o crescimento adequado e totalmente seguro.
A Escola Internacional de Alphaville apresenta um mundo divertidamente projetado com a finalidade de desenvolver as habilidades de expressão verbais e não verbais, assim como propor experiências para incrementar o vocabulário não apenas linguístico, mas também emocional.
O mundo compartilhado e os desafios apropriadamente planejados impulsionam o aprendizado, com muito carinho e principalmente seriedade. Instigar o amor e o interesse por aprender, é o nosso maior propósito com os pequenos alunos do Kids. Desta forma damos início a uma sólida educação que fará a diferença quando chegar a hora certa de fazer escolhas de vida.
A Escola Internacional de Alphaville é uma instituição de ensino brasileira, que oferece uma educação bilíngue, em português e inglês, mas que trabalha com uma imersão total na língua inglesa entre o Kids 1 e o Kids 4, sendo as instruções dadas em inglês o tempo todo, com objetivo deproporcionar o máximo de exposição ao idioma inglês nesta faixa etária. Desta forma, criamos oportunidades para que as crianças se expressem na segunda língua de forma natural e contextualizada, a partir de situações reais de comunicação entre elas, seus professores e colegas de classe.
No Kids 5, fase do início de alfabetização, o currículo é desenvolvido nas duas línguas de instrução: inglês e português. As aulas semanais de música, no entanto, são todas ministradas em português durante toda a Educação Infantil, pois abordam aspectos da cultura brasileira. De acordo com as pesquisas sobre Educação Bilíngue, a língua materna não pode nem deve ser subtraída do processo de aprendizado da criança, pois enriquece seu repertório linguístico e sua identidade cultural. E, do ponto de vista psicológico entendemos que a língua materna tem um papel fundamental na valorização da identidade do próprio indivíduo. Conhecer e valorizar o seu passado e a sua origem é fundamental para a formação da personalidade do ser humano.
Por esse mesmo motivo, valorizamos e incentivamos a participação das famílias na vida escolar de seus filhos, para que estabeleçam conosco laços valorosos e uma parceria no objetivo principal de ambas as partes, que é desenvolvimento seguro da personalidade de seus filhos. Ainda dentro da nossa proposta socioconstrutivista, buscamos fomentar a construção da autonomia, do autoconceito positivo, da desenvoltura oral em língua inglesa e portuguesa, da curiosidade, do interesse pelo conhecimento e das habilidades para o convívio coletivo.
Crianças a partir de 1 ano e que estejam andando já podem ingressar na Escola Internacional de Alphaville. Nessa fase, a criança passa por inúmeras mudanças do ponto de vista físico e intelectual e os pais são convidados a participar ativamente desse momento de transição do ambiente doméstico para a escola, que será o espaço das primeiras interações sociais. A Escola Internacional de Alphaville considera a entrada da criança na primeira escola como um acontecimento especial não só para o aluno, mas também para sua família. Sendo assim, recebemos estes novos membros de nossa comunidade escolar com muito amor para que se sintam acolhidos e atendidos em suas necessidades.
Ao longo desta jornada, fazemos um acompanhamento cuidadoso dos alunos e proporcionamos às famílias momentos de aprendizado em encontros individuais e coletivos, nos quais abordamos todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional de seus filhos. Neste momento se inicia um sólido e comprometido relacionamento entre a escola e a família, com muito acolhimento e cumplicidade.
Dentro da nossa proposta bilíngue, contemplamos a imersão em língua inglesa até os 4 anos, fase em que a criança já recebe instruções em inglês em sala de aula. A professora passa a ser uma referência do idioma para o aluno, e por isso, a importância do preparo e constante aperfeiçoamento de nosso corpo docente. Começamos a trabalhar sons específicos da língua inglesa e trabalhamos as especificidades de fonética com muita literatura, canções e contação de histórias.
Nessa fase, o currículo está voltado para o desenvolvimento sensorial e motor da criança e na experimentação com os alimentos, para estimular a formação de hábitos alimentares saudáveis. A criança também tem três aulas de movimento por semana e é muito incentivada a brincar nos nossos parques e demais espaços lúdicos, como o Village e o International Garden, sempre sob supervisão dos professores e equipe da escola.
A criança também é estimulada com aulas semanais de música. Esse é um momento em que têm contato com o português devido à abordagem voltada para a cultura brasileira. O trabalho com os pequenos já é pensado de modo a inserí-los no nosso Programa de Convivência Ética e prepará-los para a filosofia de ensino IB, que coloca o aluno como protagonista do aprendizado e apresenta propostas transdisciplinares.
Para crianças de 3 e 4 anos há uma imersão total na língua inglesa, enquanto as crianças de 5 anos, no Kids 5, tem seu currículo organizado em 50% em língua inglesa e 50% em língua portuguesa, para o início da alfabetização. O currículo das crianças de 3 a 5 anos é baseado nas diretrizes da Base Nacional Curricular e do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, ambos do Ministério da Educação (MEC), e do Common Core Learning Standards, que é a referência para Educação Infantil nos Estados Unidos.
No desenvolvimento global da criança, brincar ainda é muito importante. Seguimos com os estímulos do Kids 1 e 2, com aulas de movimento, atividades aquáticas, culinária e atividades no parque. Aos poucos a criança é apresentada a situações de mais responsabilidade, como lições de casa, por exemplo.
Como parte da filosofia do international Baccalaureate (IB), totalmente alinhada à proposta pedagógica da Escola Internacional de Alphaville, as crianças do Kids 3 em diante participam de projetos transdisciplinares.
Um projeto sobre alimentação saudável, por exemplo, ajudará a criança na aquisição de um vocabulário complexo e específico em língua inglesa, ao mesmo tempo em que trabalha conhecimentos de matemática e quantidades, tendo acesso a informações que a ajudará a formar seus hábitos alimentares. Além disso, ela fará algumas atividades associadas ao tema como a experimentação nas aulas de culinária.
Desde 2010, a Escola Internacional de Alphaville trabalha com o Projeto Reading and Writing Project do Teachers College da Columbia University, de Nova York. A proposta é formar escritores e leitores críticos e desenvoltos, sendo que esta estrutura curricular é aplicada nos primeiros anos da Educação Infantil, e ampliada através das Oficinas de Leitura e de Escrita a partir do Kids 5, com a diferenciação de títulos em inglês e português, para que ajudemos nossos alunos a evoluírem em suas competências como escritores e leitores.
A partir do Kids 4, a criança tem lição de casa uma vez por semana como parte da introdução aos hábitos de estudo, que serão fundamentais nos anos seguintes da vida escolar.
Para crianças do Kids 3 ao Kids 5 são oferecidas atividades extracurriculares optativas. Elas são importantes para o autoconhecimento e ajudam a desenvolver suas competências e relacionamentos. Para essa faixa etária, a escola oferece aulas de ballet, judô, futsal e capoeira. A partir do Kids 5, além destas atividades, oferecemos também a patinação artística e a natação extracurricular.