O propósito da Escola Internacional de Alphaville é amar para transformar vidas. Esse é o principal direcionamento para tudo o que fazemos desde a fundação da Escola, no ano 2000.
O aprendizado com significado é o nosso interesse, pois é incorporado como experiência em um ambiente acolhedor e se torna memória a longo prazo, pois a educação amorosa, ao contrário do ensino que foca apenas o conteúdo, valoriza as vivências que enriquecem um repertório que pode ser acionado a qualquer época da vida. A estrutura do nosso campus e a nossa equipe estão totalmente alinhados a essas premissas.
Constantemente revisamos nosso propósito e buscamos maneiras de lapidá-lo e transmiti-lo com eficiência para nossa equipe. Desde 2006, a Escola Internacional participa do programa Metanóia, uma organização que reúne gestores de empresas brasileiras que acreditam que é possível propagar uma cultura voltada para tornar nossa sociedade mais ética, humana e próspera.
Nossos Valores: Amor, identidade, consistência, superação, curiosidade e gratidão.
São várias as características que diferenciam a Escola Internacional de Alphaville.
Queremos proporcionar ao seu filho todas as condições para que ele desenvolva as competências necessárias para os desafios do século XXI e suas transformações velozes. A preparação para essas transformações passa pelo entendimento real do mundo. Não basta decorar conteúdos para uma avaliação final, é preciso compreendê-los profundamente, ter autoconhecimento e saber se relacionar com o próximo.
O nosso objetivo é prepará-los para as questões inesperadas e inusitadas que o futuro reserva para todos. Habilidades que sejam eternizadas e que eles possam resgatar esses aprendizados e tomar iniciativas seguras com habilidades e competências que adquiriram nessa trajetória.
A Escola Internacional de Alphaville desenvolveu o Programa de Convivência Ética Institucional, que representa a nossa cultura na prática, para garantir que os nossos valores e princípios estejam de fato acontecendo nos ambientes da escola através de formações que auxiliam para que as atitudes de todos os colaboradores, professores, alunos e comunidade envolvida na escola, sejam efetivamente contemplados. Nossas crenças assim, são refletidas nas práticas morais envolvendo todos e participando do currículo integral de todos os segmentos.
Desenvolver personalidades éticas e prósperas é uma escolha, e nossa escolha é contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais e sociomorais, trafegando entre as fronteiras e domínios da moral e da ética, tão necessária e esquecida nos tempos atuais, mas que consideramos tão fundamentais para crianças e adolescentes do século XXI quanto as competências cognitivas. Por meio desse programa, professores e colaboradores do Kids até o High School, estão em constante capacitação e se apropriam de estratégias e atividades, programadas para a mediação, prevenção e resolução de conflitos com ações preventivas antibullying.
Acreditamos que o desenvolvimento dos mais diversos tipos de linguagens é uma possibilidade, por isso oferecemos as ferramentas necessárias para tornar nossos alunos fluentes além do domínio linguístico, mas também emocional e moral. Com essas iniciativas, nossos alunos desenvolvem habilidades que impulsionam o seu autoconhecimento, levando-os às práticas da empatia, linguagem compassiva e não violenta, além da capacidade de expressão de sentimentos e compreensão de opiniões divergentes, tornando-os mais tolerantes, resilientes e compreensivos, respeitando a diversidade natural aos seres humanos.
A verdadeira autonomia é conquistada quando o indivíduo compreende e exerce seu papel ético e moral perante ao ambiente e ao mundo.
As mais diversas empresas multinacionais hoje, tais como a Microsoft, esperam que seus colaboradores tenham desenvolvido essas habilidades de relacionamento e que estejam preparados para essas questões socioemocionais e morais.
A proposta de bilinguismo e biletramento da Escola Internacional de Alphaville é aditiva, ou seja, os alunos mantêm sua língua materna e aprendem uma segunda língua e a aprendizagem acontece com naturalidade logo nos primeiros anos da Educação Infantil.
A partir do Kids 1 até o Kids 4, nossos alunos estão imersos no mundo letrado a partir de situações lúdicas de leitura em inglês e as primeiras interações com o mundo das letras nesse idioma.
No Kids 5, as crianças são estimuladas a fazer a conexão dos sons nos dois idiomas, para que compreendam os sistemas fonéticos e sintáticos de cada uma das línguas de instrução. Crianças do Junior 1, começam a ganhar independência de leitura e escrita nas duas línguas, pois estão em pleno processo de compreensão e uso das estruturas em ambos os idiomas. Do Junior 2 ao Junior 5, fase marcada pelo ensino sistematizado das regras ortográficas, as crianças apresentam uma evolução ainda maior, pois é quando a desenvoltura no uso do português e do inglês aumenta significativamente.
Promovemos a criação de um ambiente alfabetizador, no qual as crianças têm a oportunidade de construir significado a partir de seus próprios textos e dos textos de outros e que, acima de tudo, desejem estar engajadas nessas atividades. Desta forma, a leitura e a escrita estão à serviço de nosso aprendizado sobre o mundo e para transformá-lo.
Encorajamos o aprendizado colaborativo, pois através da configuração das Oficinas de Escrita e de Leitura, os alunos podem trabalhar de forma mais independente do professor e com seus parceiros de trabalho. Isto é uma vantagem para os aprendizes de uma segunda língua, pois poderão se beneficiar de uma instrução mais individualizada.
A Escola também prepara os alunos para os certificados de Cambridge e para os principais exames de proficiência em língua inglesa exigidos no processo de admissão das universidades estrangeiras, como o TOEFL e o SAT.
A fluência verbal e escrita em inglês é um diferencial no mercado de trabalho. A diferença salarial entre profissionais que falam fluentemente inglês e os que não falam chega a ser de 52% (veja a pesquisa da Catho). Pesquisas acadêmicas também comprovam que alunos alfabetizados em duas línguas têm melhor desempenho em atividades de leitura e escrita quando comparados com alunos alfabetizados em um só idioma.
O espanhol entra no currículo dos nossos alunos a partir do Junior 2, o segundo ano do Ensino Fundamental. Os alunos também se tornam fluentes no idioma e são preparados para os testes de proficiência em espanhol, o DELE.
Desde 2010, a Escola Internacional de Alphaville implementa o Reading and Writing Project do Teachers College da Columbia University, de Nova York. A proposta desse programa é estimular os alunos a serem leitores e escritores ávidos. Isto perpassa a escolha cuidadosa das recomendações de leitura até a construção de narrativas em sala de aula, o que é feito de forma colaborativa e também independente. Aqui, na Escola Internacional de Alphaville o programa é adotado desde a Educação Infantil até o Ensino Médio em português e inglês com resultados incríveis.
Ao refletir sobre quais características um cidadão do Mundo deveria ter, descobrimos o que estávamos procurando no perfil de aluno do IB. Por meio dos programas do IB nossos alunos são encorajados a desenvolver atributos essenciais para uma mentalidade internacional e um futuro de sucesso. Alunos esforçam-se para ser: indagadores, conhecedores, pensadores, comunicadores, éticos, mente aberta, altruístas, arrojados, equilibrados e reflexivos.
Alinhados com a filosofia de educação da Escola Internacional de Alphaville, todos os programas do IB colocam o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem.Assim, os alunos são tomadores de decisão em seu próprio processo de aprendizagem e são encorajados a desenvolver muitas habilidades como, através da indagação, o pensamento crítico. A natureza de cada programa entrelaça diferentes áreas do conhecimento para criar experiências de aprendizagem que modelam situações, eventos e circunstâncias da vida real e que encorajam a mentalidade internacional e o engajamento global.
As estratégias de ensinagem e aprendizagem do IB estão em perfeita harmonia com os princípios e crenças que nasceram junto com a idealização da Escola Internacional de Alphaville.
É nesse sentido que a Escola Internacional de Alphaville tem orgulho de se comprometer com o IB Continuum, que contempla três programas do IB: o Primary Years Program (PYP), o Middle Years Programme (MYP), e o Diploma Programme (DP). Para alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio, estes programas dão aos alunos a oportunidade de crescimento pessoal e acadêmico, desafiando-os a alcançar a excelência nos estudos e no seu desenvolvimento pessoal.
Departamentos de admissão em faculdades e universidades de todo o Mundo e, recentemente, um número crescente também no Brasil, reconhecem que os programas do IB oferecem currículos e qualificações reconhecidas internacionalmente. Na maioria dos casos, o diploma IB é uma qualificação reconhecida para ingresso, superando muitas vezes, qualquer outro tipo de exame classificatório, como os exames vestibulares e o ENEM.
Em Alphaville, somos a única escola autorizada a oferecer o IB Continuum.
Qual o benefício do IB Continuum para os alunos?
Somos comprometidos com a inovação e estamos constantemente em busca de novos processos que sejam encantadores, criativos e que despertem especial interesse para nossos alunos. Pensamos sempre em como melhorar a experiência do aluno na escola de forma a ajudá-los a desenvolver competências para os desafios do século XXI.
Um espaço com equipamentos de última geração como impressora 3D e cortadora laser para o desenvolvimento de competências de designers, makers e empreendedores. Os alunos de ensino fundamental e médio têm aulas quinzenais nesse laboratório. Aqui são construídos alguns dos projetos das aulas de empreendedorismo, que contribuem para o aprendizado nas questões de colaboração, cooperação, respeito, capacidade criativa e execução de projetos inovadores e desafiadores.
Trata-se de uma matéria da turma de Teens baseada em conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. É uma maneira de ensinar como as coisas se relacionam umas com as outras na escola e na vida, pois além de proporcionar ao aluno a oportunidade de projetar, criar e testar suas hipóteses, também é possível levantar questões sobre o relacionamento, cooperação e valorização de um ambiente colaborativo.
Empreender é mais do que criar e gerenciar uma empresa, é uma atitude de autonomia e capacidade de realização muito desejada e valorizada. Nossos alunos do Teens 9 ao High School 2, participam de um programa curricular de Empreendedorismo e Projeto de Vida. Neste programa são abordados temas e experiências que os levam à compreensão de significados fundamentais para o desenvolvimento de um projeto de vida e de planos de negócios.
Os alunos desenvolvem seus planos e ainda podem ter a vivência de colocá-los em prática, usando os diversos recursos que a escola oferece, e até criar protótipos reais de seus projetos, no MakerSpace. Ao final do programa, acontece a apresentação dos novos jovens empreendedores aos pais. Cultivamos assim competências que ampliam o autoconhecimento e elevam a autoestima, autoconfiança e autorrealização.
Dentro da proposta de formar cidadãos do mundo, nossos alunos do Teens e do High School tem uma matéria chamada Global Studies que é ministrada em inglês. Aprimorar a visão de mundo é o princípio dessa disciplina, promovendo um amplo conhecimento e reflexões dos acontecimentos atuais de grande importância no cenário mundial, a partir de diversas perspectivas.
As aulas capacitam nossos alunos para entender e comparar diferentes culturas, assim como proporcionam vários debates que os levam ao domínio de habilidades de linguagem e de argumentações, além do respeito às diversidades. Essa abordagem tem sido importante para o sucesso dos nossos alunos de High School na participação em Simulações da ONU e Fóruns de debates.
Desde 2010, a Escola Internacional de Alphaville organiza intercâmbios para ampliar as experiências internacionais de nossos alunos. Em parceria com a Leysin American School, na Suíça, os alunos da Escola participam de Summer Camps. Lá, eles podem escolher entre atividades culturais e esportivas além de vivenciar algumas atividades em família.
Todo ano, a Escola Internacional de Alphaville também propicia o intercâmbio à universidade de Oxford, na Inglaterra, onde os alunos experimentam algumas atividades profissionais em áreas como Economia, Medicina, Engenharia e Arquitetura. Eventualmente, dependendo do interesse dos alunos, a escola também organiza visitas à universidades norte-americanas.
Trabalhamos nos padrões das melhores instituições de ensino internacional e preparamos os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior. Os resultados dos nossos alunos formados, nos trazem a certeza de que estamos no caminho certo. Ao todo já formamos cerca de 400 alunos, que alcançaram excelentes resultados, seja em grandes universidades ou no mercado de trabalho.
A Educação física está na grade curricular em todos os anos, do Kids ao High School. O grande objetivo das aulas de Educação Física é desenvolver nos alunos o gosto pelo movimento. Estudam apontam que pessoas que gostam de se exercitar e o fazem com regularidade têm uma vida mais feliz e saudável.
A partir do Kids 3 até ao Kids 5, as atividades aquáticas são inseridas no currículo e são realizadas em piscinas aquecidas e salinizadas com a supervisão de professores e profissionais cuidadosamente preparados e atentos aos nossos alunos. O aluno é sempre supervisionado pelos professores e acompanhado de instrutores dentro da piscina.
Para os alunos interessados em esportes, ainda oferecemos treinos esportivos nas modalidades de futsal, basquete, vôlei e handball. Alunos do Teens e do High School também participam de campeonatos interclasses e entre escolas nessas modalidades.
O Novo currículo de Música da Escola Internacional de Alphaville, foi cuidadosamente reelaborado em 2018, desde o Kids até o Juniors 5, e se compromete a desenvolver nos alunos valiosas habilidades, não só musicais mas também nos domínios linguístico, social, cultural e de relacionamento, além de desenvolver aspectos cognitivos e afetivos de maneira superior às crianças e jovens que não têm estímulo nessa área.
Na educação Infantil, do Kids 1 ao Kids 4, as aulas de musicalização merecem um cuidado especial para iniciar a curiosidade e o interesse pela música nos nossos pequenos alunos. A partir do Kids 5 tem início a prática de flauta e violino, além das aulas de canto e expressão vocal, com artistas e professores renomados. Já desde muito cedo, contamos com um programa especializado para as primeiras idades desenvolvendo e estimulando áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens. Acreditamos no poder deste aprendizado e estamos orgulhosos do nosso investimento em aprimorar as competências musicais, artísticas e criativas dos nossos alunos para que encantem o mundo com os incontáveis progressos que essa iniciativa promove para a vida de cada um deles.
Assim, disponibilizamos mais uma linguagem para trazer aos nossos alunos, habilidades de empatia, escuta atenta, respeito ao próximo, espírito de equipe, colaboração e cooperação, criatividade, tolerância, muita alegria e momentos encantadores.
Para formar cidadãos conscientes, autônomos e conhecedores de seu papel na sociedade e no mundo, incentivamos nossos alunos a serem voluntários no Projeto Social “Janelas para o Futuro", pois acreditamos na responsabilidade e nas ações de cada indivíduo por um mundo melhor.
A Escola Internacional de Alphaville, tem o prazer de realizar este projeto inovador e poderoso que foi criado em 2004 por um grupo de alunas do então High 2, com o propósito de levar o ensino da língua inglesa para os jovens carentes de escolas públicas e ONGs dos arredores de Alphaville.
O trabalho voluntário, onde os próprios alunos da escola fazem o papel de professores, hoje conta com inúmeras outras disciplinas como o espanhol, francês, dança, música, informática e muitas outras.
Além de integrar os jovens de diferentes realidades socioeconômicas e culturais, essa iniciativa foi amplamente amparada pela escola, que também oferece aos alunos do projeto, almoço nos dias em que as aulas são realizadas na própria escola. Em 2008, o “Programa Janelas para o Futuro” recebeu menção honrosa no 8o prêmio Escola Voluntária.
Com uma menção honrosa no 8º prêmio Escola Voluntária, o Programa Janelas para o Futuro recebe atualmente cerca de 170 crianças vindas de cidades como Barueri, Jandira, Santana de Parnaíba, Carapicuíba. A experiência vivenciada por nossos alunos, traz uma grande oportunidade de torná-los indivíduos mais acolhedores, preocupados em realizar o bem aos outros além de impulsionar a autoestima e o senso contributivo. Além do que, estas ações voluntárias, são amplamente validadas e valorizadas pelas universidades internacionais, podendo ser critério determinante no processo de admissão dos alunos.
As salas estão equipadas com computadores e equipamentos que facilitem o aprendizado. Com a implementação do programa life@school, em 2011, os tablets passaram a fazer parte da lista de materiais dos alunos a partir do Teens e eles usam aplicativos indicados por professores em cada matéria. Já alunos do Kids e Juniors usam os tablets institucionais.
Nossa nutricionista elabora diariamente lanches e refeições que atendam às necessidades nutricionais de nossos alunos. Nosso cardápio é saudável, sem fritura e convida à experimentação. Os professores supervisionam o momento da refeição e alunos com algum tipo de restrição ou necessidade especial de alimentação tem refeições elaboradas especificamente para eles.