Tudo começa com o propósitoO propósito da Escola Internacional de Alphaville é amar para transformar vidas. Esse é o principal direcionamento para tudo o que fazemos desde a fundação da Escola, no ano 2000.
O aprendizado com significado é o nosso interesse, pois é incorporado como experiência em um ambiente acolhedor e se torna memória a longo prazo, pois a educação amorosa, ao contrário do ensino que foca apenas o conteúdo, valoriza as vivências que enriquecem um repertório que pode ser acionado a qualquer época da vida. A estrutura do nosso campus e a nossa equipe estão totalmente alinhados a essas premissas.
Constantemente revisamos nosso propósito e buscamos maneiras de lapidá-lo e transmiti-lo com eficiência para nossa equipe. Desde 2006, a Escola Internacional participa do programa Metanóia, uma organização que reúne gestores de empresas brasileiras que acreditam que é possível propagar uma cultura voltada para tornar nossa sociedade mais ética, humana e próspera.
Nossos Valores: Amor, identidade, consistência, superação, curiosidade e gratidão.
São várias as características que diferenciam a Escola Internacional de Alphaville.
Queremos proporcionar ao seu filho todas as condições para que ele desenvolva as competências necessárias para os desafios do século XXI e suas transformações velozes. A preparação para essas transformações passa pelo entendimento real do mundo. Não basta decorar conteúdos para uma avaliação final, é preciso compreendê-los profundamente, ter autoconhecimento e saber se relacionar com o próximo.
O nosso objetivo é prepará-los para as questões inesperadas e inusitadas que o futuro reserva para todos. Habilidades que sejam eternizadas e que eles possam resgatar esses aprendizados e tomar iniciativas seguras com habilidades e competências que adquiriram nessa trajetória.
Habilidades sociomorais e socioemocionaisA Escola Internacional de Alphaville desenvolveu o Programa de Convivência Ética Institucional, que representa a nossa cultura na prática, para garantir que os nossos valores e princípios estejam de fato acontecendo nos ambientes da escola através de formações que auxiliam para que as atitudes de todos os colaboradores, professores, alunos e comunidade envolvida na escola, sejam efetivamente contemplados. Nossas crenças assim, são refletidas nas práticas morais envolvendo todos e participando do currículo integral de todos os segmentos.
Desenvolver personalidades éticas e prósperas é uma escolha, e nossa escolha é contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais e sociomorais, trafegando entre as fronteiras e domínios da moral e da ética, tão necessária e esquecida nos tempos atuais, mas que consideramos tão fundamentais para crianças e adolescentes do século XXI quanto as competências cognitivas. Por meio desse programa, professores e colaboradores do Kids até o High School, estão em constante capacitação e se apropriam de estratégias e atividades, programadas para a mediação, prevenção e resolução de conflitos com ações preventivas antibullying.
Acreditamos que o desenvolvimento dos mais diversos tipos de linguagens é uma possibilidade, por isso oferecemos as ferramentas necessárias para tornar nossos alunos fluentes além do domínio linguístico, mas também emocional e moral. Com essas iniciativas, nossos alunos desenvolvem habilidades que impulsionam o seu autoconhecimento, levando-os às práticas da empatia, linguagem compassiva e não violenta, além da capacidade de expressão de sentimentos e compreensão de opiniões divergentes, tornando-os mais tolerantes, resilientes e compreensivos, respeitando a diversidade natural aos seres humanos.
A verdadeira autonomia é conquistada quando o indivíduo compreende e exerce seu papel ético e moral perante ao ambiente e ao mundo.
As mais diversas empresas multinacionais hoje, tais como a Microsoft, esperam que seus colaboradores tenham desenvolvido essas habilidades de relacionamento e que estejam preparados para essas questões socioemocionais e morais.
Oportunidades com o bilinguismo e biletramentoA proposta de bilinguismo e biletramento da Escola Internacional de Alphaville é aditiva, ou seja, os alunos mantêm sua língua materna e aprendem uma segunda língua e a aprendizagem acontece com naturalidade logo nos primeiros anos da Educação Infantil.
A partir do Kids 1 até o Kids 4, nossos alunos estão imersos no mundo letrado a partir de situações lúdicas de leitura em inglês e as primeiras interações com o mundo das letras nesse idioma.
No Kids 5, as crianças são estimuladas a fazer a conexão dos sons nos dois idiomas, para que compreendam os sistemas fonéticos e sintáticos de cada uma das línguas de instrução. Crianças do Junior 1, começam a ganhar independência de leitura e escrita nas duas línguas, pois estão em pleno processo de compreensão e uso das estruturas em ambos os idiomas. Do Junior 2 ao Junior 5, fase marcada pelo ensino sistematizado das regras ortográficas, as crianças apresentam uma evolução ainda maior, pois é quando a desenvoltura no uso do português e do inglês aumenta significativamente.
Promovemos a criação de um ambiente alfabetizador, no qual as crianças têm a oportunidade de construir significado a partir de seus próprios textos e dos textos de outros e que, acima de tudo, desejem estar engajadas nessas atividades. Desta forma, a leitura e a escrita estão à serviço de nosso aprendizado sobre o mundo e para transformá-lo.
Encorajamos o aprendizado colaborativo, pois através da configuração das Oficinas de Escrita e de Leitura, os alunos podem trabalhar de forma mais independente do professor e com seus parceiros de trabalho. Isto é uma vantagem para os aprendizes de uma segunda língua, pois poderão se beneficiar de uma instrução mais individualizada.
A Escola também prepara os alunos para os certificados de Cambridge e para os principais exames de proficiência em língua inglesa exigidos no processo de admissão das universidades estrangeiras, como o TOEFL e o SAT.
A fluência verbal e escrita em inglês é um diferencial no mercado de trabalho. A diferença salarial entre profissionais que falam fluentemente inglês e os que não falam chega a ser de 52% (veja a pesquisa da Catho). Pesquisas acadêmicas também comprovam que alunos alfabetizados em duas línguas têm melhor desempenho em atividades de leitura e escrita quando comparados com alunos alfabetizados em um só idioma.
O espanhol entra no currículo dos nossos alunos a partir do Juniors 3, o segundo ano do Ensino Fundamental. Os alunos também se tornam fluentes no idioma e são preparados para os testes de proficiência em espanhol, o DELE.
Melhores leitores e escritoresDesde 2010, a Escola Internacional de Alphaville implementa o Reading and Writing Project do Teachers College da Columbia University, de Nova York. A proposta desse programa é estimular os alunos a serem leitores e escritores ávidos. Isto perpassa a escolha cuidadosa das recomendações de leitura até a construção de narrativas em sala de aula, o que é feito de forma colaborativa e também independente. Aqui, na Escola Internacional de Alphaville o programa é adotado desde a Educação Infantil até o Ensino Médio em português e inglês com resultados incríveis.
Ao refletir sobre quais características um cidadão do Mundo deveria ter, descobrimos o que estávamos procurando no perfil de aluno do IB. Por meio dos programas do IB nossos alunos são encorajados a desenvolver atributos essenciais para uma mentalidade internacional e um futuro de sucesso. Alunos esforçam-se para ser: indagadores, conhecedores, pensadores, comunicadores, éticos, mente aberta, altruístas, arrojados, equilibrados e reflexivos.
Alinhados com a filosofia de educação da Escola Internacional de Alphaville, todos os programas do IB colocam o aluno no centro do processo de ensino aprendizagem.Assim, os alunos são tomadores de decisão em seu próprio processo de aprendizagem e são encorajados a desenvolver muitas habilidades como, através da indagação, o pensamento crítico. A natureza de cada programa entrelaça diferentes áreas do conhecimento para criar experiências de aprendizagem que modelam situações, eventos e circunstâncias da vida real e que encorajam a mentalidade internacional e o engajamento global.
As estratégias de ensinagem e aprendizagem do IB estão em perfeita harmonia com os princípios e crenças que nasceram junto com a idealização da Escola Internacional de Alphaville.
É nesse sentido que a Escola Internacional de Alphaville tem orgulho de se comprometer com o IB Continuum, que contempla três programas do IB: o Primary Years Program (PYP), o Middle Years Programme (MYP), e o Diploma Programme (DP). Para alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio, estes programas dão aos alunos a oportunidade de crescimento pessoal e acadêmico, desafiando-os a alcançar a excelência nos estudos e no seu desenvolvimento pessoal.
Departamentos de admissão em faculdades e universidades de todo o Mundo e, recentemente, um número crescente também no Brasil, reconhecem que os programas do IB oferecem currículos e qualificações reconhecidas internacionalmente. Na maioria dos casos, o diploma IB é uma qualificação reconhecida para ingresso, superando muitas vezes, qualquer outro tipo de exame classificatório, como os exames vestibulares e o ENEM.
Em Alphaville, somos a única escola autorizada a oferecer o IB Continuum.
Qual o benefício do IB Continuum para os alunos?

Somos comprometidos com a inovação e estamos constantemente em busca de novos processos que sejam encantadores, criativos e que despertem especial interesse para nossos alunos. Pensamos sempre em como melhorar a experiência do aluno na escola de forma a ajudá-los a desenvolver competências para os desafios do século XXI.
Um espaço com equipamentos de última geração como impressora 3D e cortadora laser para o desenvolvimento de competências de designers, makers e empreendedores. Os alunos de ensino fundamental e médio têm aulas quinzenais nesse laboratório. Aqui são construídos alguns dos projetos das aulas de empreendedorismo, que contribuem para o aprendizado nas questões de colaboração, cooperação, respeito, capacidade criativa e execução de projetos inovadores e desafiadores.
Trata-se de uma matéria da turma de Teens baseada em conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. É uma maneira de ensinar como as coisas se relacionam umas com as outras na escola e na vida, pois além de proporcionar ao aluno a oportunidade de projetar, criar e testar suas hipóteses, também é possível levantar questões sobre o relacionamento, cooperação e valorização de um ambiente colaborativo.
Empreender é mais do que criar e gerenciar uma empresa, é uma atitude de autonomia e capacidade de realização muito desejada e valorizada. Nossos alunos do Teens 9 ao High School 2, participam de um programa curricular de Empreendedorismo e Projeto de Vida. Neste programa são abordados temas e experiências que os levam à compreensão de significados fundamentais para o desenvolvimento de um projeto de vida e de planos de negócios.
Os alunos desenvolvem seus planos e ainda podem ter a vivência de colocá-los em prática, usando os diversos recursos que a escola oferece, e até criar protótipos reais de seus projetos, no MakerSpace. Ao final do programa, acontece a apresentação dos novos jovens empreendedores aos pais. Cultivamos assim competências que ampliam o autoconhecimento e elevam a autoestima, autoconfiança e autorrealização.
Cidadãos do mundoDentro da proposta de formar cidadãos do mundo, nossos alunos do Teens e do High School tem uma matéria chamada Global Studies que é ministrada em inglês. Aprimorar a visão de mundo é o princípio dessa disciplina, promovendo um amplo conhecimento e reflexões dos acontecimentos atuais de grande importância no cenário mundial, a partir de diversas perspectivas.
As aulas capacitam nossos alunos para entender e comparar diferentes culturas, assim como proporcionam vários debates que os levam ao domínio de habilidades de linguagem e de argumentações, além do respeito às diversidades. Essa abordagem tem sido importante para o sucesso dos nossos alunos de High School na participação em Simulações da ONU e Fóruns de debates.
Intercâmbios e parcerias internacionaisDesde 2010, a Escola Internacional de Alphaville organiza intercâmbios para ampliar as experiências internacionais de nossos alunos. Em parceria com a Leysin American School, na Suíça, os alunos da Escola participam de Summer Camps. Lá, eles podem escolher entre atividades culturais e esportivas além de vivenciar algumas atividades em família.
Todo ano, a Escola Internacional de Alphaville também propicia o intercâmbio à universidade de Oxford, na Inglaterra, onde os alunos experimentam algumas atividades profissionais em áreas como Economia, Medicina, Engenharia e Arquitetura. Eventualmente, dependendo do interesse dos alunos, a escola também organiza visitas à universidades norte-americanas.
Trabalhamos nos padrões das melhores instituições de ensino internacional e preparamos os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior. Os resultados dos nossos alunos formados, nos trazem a certeza de que estamos no caminho certo. Ao todo já formamos cerca de 400 alunos, que alcançaram excelentes resultados, seja em grandes universidades ou no mercado de trabalho.
EsportesA Educação física está na grade curricular em todos os anos, do Kids ao High School. O grande objetivo das aulas de Educação Física é desenvolver nos alunos o gosto pelo movimento. Estudam apontam que pessoas que gostam de se exercitar e o fazem com regularidade têm uma vida mais feliz e saudável.
A partir do Kids 3 até ao Kids 5, as atividades aquáticas são inseridas no currículo e são realizadas em piscinas aquecidas e salinizadas com a supervisão de professores e profissionais cuidadosamente preparados e atentos aos nossos alunos. O aluno é sempre supervisionado pelos professores e acompanhado de instrutores dentro da piscina.
Para os alunos interessados em esportes, ainda oferecemos treinos esportivos nas modalidades de futsal, basquete, vôlei e handball. Alunos do Teens e do High School também participam de campeonatos interclasses e entre escolas nessas modalidades.
Música integrada ao currículoO Novo currículo de Música da Escola Internacional de Alphaville, foi cuidadosamente reelaborado em 2018, desde o Kids até o Juniors 5, e se compromete a desenvolver nos alunos valiosas habilidades, não só musicais mas também nos domínios linguístico, social, cultural e de relacionamento, além de desenvolver aspectos cognitivos e afetivos de maneira superior às crianças e jovens que não têm estímulo nessa área.
Na educação Infantil, do Kids 1 ao Kids 4, as aulas de musicalização merecem um cuidado especial para iniciar a curiosidade e o interesse pela música nos nossos pequenos alunos. A partir do Kids 5 tem início a prática de flauta e violino, além das aulas de canto e expressão vocal, com artistas e professores renomados. Já desde muito cedo, contamos com um programa especializado para as primeiras idades desenvolvendo e estimulando áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens. Acreditamos no poder deste aprendizado e estamos orgulhosos do nosso investimento em aprimorar as competências musicais, artísticas e criativas dos nossos alunos para que encantem o mundo com os incontáveis progressos que essa iniciativa promove para a vida de cada um deles.
Assim, disponibilizamos mais uma linguagem para trazer aos nossos alunos, habilidades de empatia, escuta atenta, respeito ao próximo, espírito de equipe, colaboração e cooperação, criatividade, tolerância, muita alegria e momentos encantadores.
Para formar cidadãos conscientes, autônomos e conhecedores de seu papel na sociedade e no mundo, incentivamos nossos alunos a serem voluntários no Projeto Social “Janelas para o Futuro", pois acreditamos na responsabilidade e nas ações de cada indivíduo por um mundo melhor.
A Escola Internacional de Alphaville, tem o prazer de realizar este projeto inovador e poderoso que foi criado em 2004 por um grupo de alunas do então High 2, com o propósito de levar o ensino da língua inglesa para os jovens carentes de escolas públicas e ONGs dos arredores de Alphaville.
O trabalho voluntário, onde os próprios alunos da escola fazem o papel de professores, hoje conta com inúmeras outras disciplinas como o espanhol, francês, dança, música, informática e muitas outras.
Além de integrar os jovens de diferentes realidades socioeconômicas e culturais, essa iniciativa foi amplamente amparada pela escola, que também oferece aos alunos do projeto, almoço nos dias em que as aulas são realizadas na própria escola. Em 2008, o “Programa Janelas para o Futuro” recebeu menção honrosa no 8o prêmio Escola Voluntária.
Com uma menção honrosa no 8º prêmio Escola Voluntária, o Programa Janelas para o Futuro recebe atualmente cerca de 170 crianças vindas de cidades como Barueri, Jandira, Santana de Parnaíba, Carapicuíba. A experiência vivenciada por nossos alunos, traz uma grande oportunidade de torná-los indivíduos mais acolhedores, preocupados em realizar o bem aos outros além de impulsionar a autoestima e o senso contributivo. Além do que, estas ações voluntárias, são amplamente validadas e valorizadas pelas universidades internacionais, podendo ser critério determinante no processo de admissão dos alunos.
As salas estão equipadas com computadores e equipamentos que facilitem o aprendizado. Com a implementação do programa life@school, em 2011, os tablets passaram a fazer parte da lista de materiais dos alunos a partir do Teens e eles usam aplicativos indicados por professores em cada matéria. Já alunos do Kids e Juniors usam os tablets institucionais.
Nossa nutricionista elabora diariamente lanches e refeições que atendam às necessidades nutricionais de nossos alunos. Nosso cardápio é saudável, sem fritura e convida à experimentação. Os professores supervisionam o momento da refeição e alunos com algum tipo de restrição ou necessidade especial de alimentação tem refeições elaboradas especificamente para eles.