International Baccalaureate® (IB)

International Baccalaureate® (IB) World School

Desde a sua criação em 1999, a Escola Internacional de Alphaville carrega em sua essência a marca da inovação, a fim de proporcionar uma educação internacional que promova o crescimento e o desenvolvimento de cidadãos globais - jovens que contribuam para a construção de um mundo melhor.

Após amplas discussões, análises e estudos de viabilidade em busca de proporcionar aos alunos uma experiência educacional ainda mais estimulante e desafiadora, e com um foco internacional distinto, a Escola Internacional de Alphaville está implementando o International Baccalaureate® (IB) World School, após ter sido aceita, em novembro de 2015, como uma escola-candidata.

‘Escola Internacional de Alphaville is a candidate school * for the Primary Years Programme. This school is pursuing authorization as an IB World School. These are schools that share a common philosophy—a commitment to high quality, challenging, international education that Escola Internacional de Alphaville believes is important for its students.’ (IBO)

Fundado em 1968 na Suíça, o IB, que está presente hoje em 4.267 escolas de 148 países, é reconhecido pelo seu histórico comprovado de alto padrão, em três vertentes principais: o rigor acadêmico, o desenvolvimento do caráter e o método de avaliação.

O objetivo de todos os programas IB é desenvolver pessoas com uma mentalidade internacional, que reconhecem sua humanidade comum e percebem a importância de que todos cuidem do planeta, ajudando assim a criar um mundo melhor e mais pacífico.

O International Baccalaureate® (IB) Primary Years Programme é uma estrutura curricular para estudantes com idade entre 3 e 12 anos, preparando-os para os desafios intelectuais de ensino superior e às suas futuras carreiras, com foco no desenvolvimento de toda a criança como um investigador, tanto em sala de aula quanto no mundo exterior.

O IB-PYP é uma abordagem abrangente para o ensino e a aprendizagem. Com um foco internacional, aborda as necessidades acadêmicas, sociais, físicas, emocionais e culturais dos alunos.

Disciplinas acadêmicas são estudadas a partir de temáticas, que são explicadas de forma que transcendam métodos convencionais. A estrutura curricular IB engaja os alunos na investigação, desenvolvendo fortes habilidades de pensamento crítico e desafiando-os a um novo nível de aprendizagem.

Os valores e o propósito da Escola Internacional estão totalmente alinhados com a missão do IB, que visa formar alunos investigadores, bem informados, pensadores, comunicadores, íntegros, mentes abertas, generosos, arrojados, equilibrados e reflexivos.

Após a finalização do processo de candidatura, em 2018, a Escola Internacional juntar-se-á ao seleto grupo de 10 escolas que atualmente oferecem o IB-PYP no Brasil.

O processo de autorização do programa IB - Primary Years Programme (PYP) e a candidatura para o programa IB- Middle Years Programme (MYP)

PYP (Primary Years Programme) na Escola Internacional de Alphaville passa por um excelente momento.

Em novembro de 2015, recebemos uma notificação da International Baccalaureate Organization (IBO) sobre a aprovação do nosso pedido de candidatura para fazer parte deste grupo seleto e privilegiado das escolas de educação de alta qualidade International Baccalaureate® (IB) World School.

Isso significa que o IB nos autorizou a darmos início a um projeto piloto do PYP (Primary Years Programme) em nossa escola, para que pudéssemos nos dedicar à implementação de suas normas e suas práticas e, por fim, recebermos a autorização como uma “escola IB”.

Ao longo do processo de candidatura, um dos vastos serviços que o IBO oferece é o suporte de um consultor do programa, invariavelmente um profissional com ampla experiência e treinado pela equipe IBO para auxiliar as escolas durante o processo para se obter a autorização.

Repletos de orgulho e satisfação, nós, da Escola Internacional de Alphaville, recebemos nosso consultor IB, Sr. Geoffrey Brown, que nos visitou nos dias 01 e 02 de junho. Durante esses dias, ele caminhou pela escola para observar o crescimento e o desenvolvimento do PYP, bem como para assegurar que estamos no caminho certo, rumo à autorização.

Em tais visitas, os consultores IB examinam três áreas-chave: a filosofia, a organização e o currículo pedagógico da escola.

Sr. Brown observou várias aulas de Kids e Juniors (Educação Infantil e Ensino Fundamental I). Ademais, reuniu-se com as coordenações e as professoras de Kids e Juniors, com um grupo de pais da nossa comunidade, com o Corpo Diretivo e, sobretudo, despendeu grande parte de sua visita com o PYP Coordenador, Peter Rifaat.

Aproveitando cada oportunidade para conversar com os alunos de Kids e Juniors durante sua passagem, Geoffrey nos informou que os alunos de Junior 3, Junior 4 e Junior 5 não só responderam bem às suas perguntas, como deixaram claro o entusiasmo ao demonstrarem o que estavam estudando em suas Unidades de Indagação. Um sinal de que, mesmo nas fases iniciais do programa PYP, já é notável o impacto positivo sobre nossos alunos.

Educador com ricas experiências internacionais, Sr. Brown foi designado para nos auxiliar com o processo de candidatura e, por conseguinte, nos orientar a fazermos parte dessa comunidade International Baccalaureate® (IB) World School, ao lado de mais de 4.000 escolas IB espalhadas pelo mundo. São escolas que compartilham uma filosofia comum, o compromisso com a alta qualidade e com uma educação desafiadora, de padrão internacional, aspectos que Escola Internacional de Alphaville sempre acreditou serem importantes para seus alunos.

IBO trabalha assiduamente para garantir que todas as escolas IB autorizadas sigam o programa conforme suas normas. Sendo assim, representantes visitam regularmente todas as escolas IB, a fim de fiscalizá-las. Nesse sentido, é importante ressaltar que a Escola Internacional almeja não somente cumprir as regras do programa, conforme solicitado, mas se tornar uma IB World School padrão para todas as outras!

Estamos entusiasmados em nosso propósito de oferecer uma educação de alta qualidade para nossos alunos. Reiteramos o compromisso em proporcionar um ambiente que valorize e estimule mentes abertas e reflexivas entre nossos professores, colaboradores, pais e alunos para, assim, formarmos cidadãos globais. Sob tal perspectiva, com extrema satisfação lhes informamos que a Escola Internacional de Alphaville está, atualmente, explorando a viabilidade para dar início ao processo de candidatura ao IB-Middle Years Programme (MYP), voltado aos alunos e professores do Ensino Fundamental anos finais: Teens 6, Teens 7, Teens 8 e Teens 9.

MYP é uma estrutura curricular que prepara os alunos a desenvolverem maior compreensão e entendimento, assim como atitudes e habilidades necessárias para que participem ativamente e contribuam para a construção de um mundo melhor. Estratégias focadas no desenvolvimento de habilidades, como Higher Order Thinking Skills (HOTS), promoverão oportunidades para os alunos passem não só a conhecer melhor suas próprias características e qualidades, como também as de seus colegas, por meio da exploração de questões do mundo exterior, tendo como base um currículo sócio construtivista, calcado em conceitos.